Saúde
‘Não saia de casa. Vírus já pode estar entre nós’, diz secretário de saúde de Rondônia
Governador Marcos Rocha e secretário Fernando Máximo pediram à população que não saia de casa sem necessidade e afirmaram que os testes para coronavírus a partir de agora, serão feito em Porto Velho, e não mandados mais para Belém.
O secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, pediu nesta quinta-feira (19) que a população de Rondônia evite circular na rua sem necessidade e também ajude o estado na prevenção do novo coronavírus.
“Não é pra sair de casa, as pessoas têm que entender isso. Nós não temos caso confirmado em Rondônia, graças a Deus, mas isso pode acontecer. O vírus já pode estar entre nós e não podemos deixar se espalhar”, diz.
Ainda segundo o secretário, o governo local está ‘apertando um pouco mais as medidas de segurança’, pois a equipe está observando experiências de países que tiveram sucesso nas medidas de prevenção, como o Japão.
“Queremos aplicar as experiências em Rondônia para evitar uma epidemia local, que poderia resultar em muitas mortes e casos graves. Nós não queremos isso e precisamos do apoio incondicional da população”, pede.
Até o último balanço do Ministério da Saúde, Rondônia contabiliza 61 casos suspeitos e dois descartados.
Testes da Covid-19 serão feitos em Rondônia
Durante a live, o governador de Rondônia anunciou que Rondônia fará os próprios testes da Covid-19. Anteriormente, todas as amostras dos pacientes locais eram enviadas a estados que possuem laboratórios de referência do Ministério da Saúde. Com isso, o resultado demorava mais de uma semana para sair.
“A gente coletava amostra em pacientes com sintomas [capital e interior]. Já no Lacen em Porto Velho, a gente fazia os testes de H1N1 e outras influenzas e, uma vez por semana, por causa da logística, o Ministério da Saúde enviava uma equipe a Rondônia para pegar as amostras e levá-las aos laboratórios de referência, como o Evandro Chagas, em Belém (PA). O paciente de Rondônia que tinha amostra coletada nesta quinta-feira, por exemplo, a mesma só era recolhida pelo Ministério da Saúde na quarta-feira da semana seguinte”, afirma o secretário estadual de Saúde.
A partir de agora, os exames serão feitos em Porto Velho porque Rondônia recebeu os kits do Ministério da Saúde e uma biomédica do Lacen foi treinada em Belém para testar amostras com suspeita da Covid-19. “Ela fez o treinamento em Belém e estava aguardando os kits chegarem a Rondônia pra gente começar a fazer nossos próprios testes”, afirma Máximo.
Coronavírus em estados vizinhos
Estados vizinhos a Rondônia, como Acre e Amazonas, já registraram casos positivos para Covid-19.
Por causa da pandemia da Covid-19, várias medidas já foram adotadas pelos órgãos rondonienses. Aulas foram suspensas, Sines estão fechados e atividades físicas em academias acabaram suspensas.
O governador Marcos Rocha pediu, nesta quinta-feira, que a população evite sair de casa sem necessidade.
teste Corona virus ja esta sendo feito em Ro
Posted by Floresta Noticias on Thursday, March 19, 2020
Fonte: G1 RO
-
Nota de Falecimento7 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Nota de Falecimento2 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento de Daniela da Conceição Silva
-
Nota de Falecimento7 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial5 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Policial2 dias atrás
Urgente: Acusado de Triplo Homicídio em São Francisco do Guaporé é Preso pela PM
-
Acidente4 dias atrás
Ambulância de Bom Futuro perde controle e capota na zona rural de Ariquemes, RO
-
Policial21 horas atrás
Mulher é assassinada depois de danificar o carro no marido com uma pedra durante discussão em RO