Geral
PF investiga supostas fraudes na emissão de declarações de programa da Emater-RO
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho e e no distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari; valor total das contratações falsas ultrapassa R$ 2 milhões. Entidade diz que ‘não compactua com esse tipo de serviço’.
A Polícia Federal (PF) deflagrou na tarde desta quinta-feira (25) a Operação Triumphi Pudore para desarticular um suposto esquema na Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) por fraudes na emissão e renovação de Declarações de Aptidão ao Programa de Aquisição de Alimentos, Merenda Escolar e Habitação Rural (Pronaf).
De acordo com as investigações, o objetivo dos suspeitos era viabilizar a aquisição de financiamentos fraudulentos em instituições financeiras com recursos federais através do preenchimento de dados falsos no sistema.
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho e no distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari. O valor total das contratações falsas ultrapassa os R$ 2 milhões, conforme a PF.
Os investigados serão ouvidos na sede da PF e poderão responder por crimes como falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva e obtenção fraudulenta de financiamento mediante instituição financeira.
Ao G1, a Emater informou, em nota, que técnicos apuraram inconsistência nas informações lançadas no sistema. Por isso, a direção da entidade pediu que a PF investigasse o caso por se tratar de recurso federal. Disse também que “não compactua com esse tipo de serviço” (veja íntegra abaixo).
Veja o que diz a Emater sobre a operação:
Desde que a nova direção da Emater-RO assumiu a entidade, foi realizado os levantamentos técnico onde se apurou inconsistência nas informações lançadas no sistema dapweb, ao qual a própria direção protocolou o pedido de investigação na Polícia Federal por se tratar de recursos federal.
A direção da Emater-RO não compactua com esse tipo de serviço e após receber várias denúncias a mesma através do seu jurídico protocolou os pedidos de investigações no MP e PF, Há mais de 6 meses, onde a mesma ajudou mas investigações com a liberação de IPs de máquinas e acompanhamento ao sistema de emissão de DAPs. O que acarretou com a realização dessa ação de hoje.
Fonte: G1/RO
-
Acidente5 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente5 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento7 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Pedro Pereira da Silva
-
Nota de Falecimento1 dia atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial3 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento Adelina Barros de Mendoca