O segredo entre a diferença dos cafés Coffea Canephora e Coffea Arabica falando tecnicamente, é mais simples do que parece: as plantas que os cultivam são, por fim, de diferentes espécies.

Coffea Canephora (Robusta ou Conilon)

Na espécie Canephora, existem duas variedades mais conhecidas: a Robusta e a Conillon. Essa espécie é originaria das planícies do Leste Africano, possui 22 cromossomos e se adapta muito bem em clima quente. 

No Brasil as principais regiões produtoras são: Espírito Santo, Atlântico Baiano e Rondônia. 

Costuma ser usado em blends (ou seja, misturas) com o café Arábica resultando em um café com amargor maior e com mais cafeína. Sua produtividade também é superior ao Arábica e mais fácil o manejo, em compensação seu valor costuma ser inferior ao Arábica.

Em grande parte o Café Robusta é feito com blends, torras mais escuras e já são comercializados moídos. Isso tende a diminuir ainda mais seu valor, já que nos impedem de conferir a procedência e qualidade de uma bebida de origem única.  Outra grande diferença entre os dois é a quantidade de cafeína, o Conephora tem o dobro de cafeína que o Arábico, além de ter um aroma mais forte.

Outra grande diferença entre os dois é a quantidade de cafeína, o Conephora tem o dobro de cafeína que o Arábica, além de ter um aroma mais forte.

 Coffea Arábica

Em contrapartida, para a espécie Arábica existem diversas variedades que são produzidas no Brasil. Exemplos: Mundo Novo, Catuaí, Catucai, Bourbon, Obatã, entre outras.

O café Arábica é originário nas regiões de altitude elevada da Etiópia, possui 44 cromossomos e se adapta em regiões de temperatura amena. 

É a espécie de maior produção no Brasil (e no mundo), sendo produzido em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Montanhas do Espírito Santo, Planalto Baiano, Região Serrana do Rio de Janeiro, Goiás e Ceará.  Costuma ser consumido puro nos cafés de melhor qualidade ou em blends para os cafés tradicionais mais baratos. Historicamente o valor do café Arábica é superior ao do Canephora, já que recebe mais tratamentos em sua jornada de cultivo.

Para cafés especiais de alta qualidade utiliza-se sempre café Arábica, pois é esse que tem maior complexidade de aromas e sabores, no entanto, ainda é preciso entender sobre seu produtor e todo o processo de cultivo, pois apesar do café especial vir da espécie arábica, nem todo café arábica é, necessariamente, especial. Na dúvida: compre sempre em grão; dessa forma, você pode localizar quaisquer componentes presentes naquele café.

Observe na imagem abaixo a diferença visual entre essas duas espécies de café.

 

Arabica e Robusta

O café da esquerda é o Robusta (Canephora) e o café a direita é Arábica