Geral
Como retornar ao trabalho sem culpas após a licença maternidade
Atualmente, muitas mães de primeira viagem quando tem o seu primeiro filho ficam com muitas dúvidas e questões para pensar em aberto, e uma delas normalmente é a de como retornar ao trabalho sem culpas após a licença maternidade.
As mulheres da sociedade moderna não são mais donas de apenas um papel ou de uma única função, elas trabalham, se casam, cuidam da casa e também têm filhos.
O sonho da maternidade está presente na maioria das mulheres, mesmo nos dias atuais, que mesmo possuindo uma vida corrida, desejam poder ter os seus filhos e continuar conquistando o mundo do trabalho.
Mas a verdade é uma só, com mais responsabilidades, mais desafios acometem essas mulheres, que irão enfrentar muitos dilemas e guerras internas, analisando questões como a de como retornar ao trabalho sem culpas após a licença maternidade.
Qual é o tempo da licença maternidade para a mulher?
A futura mãe tem direito a 4 ou 6 meses de licença maternidade, segurada pelo INSS, sem nenhum prejuízo em seu salário ou no seu emprego.
Porque algumas mulheres têm direito a 6 meses de licença maternidade?
A possibilidade de prorrogação da licença maternidade de 4 para 6 meses se dá para as mulheres que trabalham em empresas que participam do Programa da Empresa Cidadã. As mulheres com cargos de deputadas e senadoras também podem ter 6 meses de licença maternidade.
Mas então, como retornar ao trabalho sem culpas após a licença maternidade?
Mesmo que o tempo da licença maternidade seja de 4 ou 6 meses, uma coisa é certa, esse tempo é muito curto para aproveitar realmente o pequeno e proporcionar todos os cuidados para ele! E muitas mães sentem muita culpa e até mesmo uma vontade de largar o emprego para poderem cuidar dos seus filhos por mais alguns meses.
Mas o ato de largar o emprego em um momento de nervosismo e culpa não é recomendado por especialistas, dado que algumas medidas podem ser tomadas para a mãe entender como retornar ao trabalho sem culpas após a licença maternidade. Vamos agora mesmo analisar essas dicas nos tópicos a seguir:
O primeiro e principal ponto: com quem o bebê será deixado?
Quando a mãe souber com quem deixar a criança depois da licença maternidade, certamente as suas noites serão mais tranquilas e melhores dormidas (ou não, porque o bebê ainda é pequeno).
A verdade é que não existe a resposta ideal de qual pessoa deve ser confiada para se deixar o bebê.
As opções variam, e devem ser consideradas de acordo com a realidade da pessoa, da sua família e da sua situação financeira. Essa escolha deve ser feita de uma forma muito consciente, e pode variar entre algum parente, uma babá, uma creche ou até mesmo o pai da criança, dado que muitos pais nos dias de hoje assumem essa missão.
Essa decisão deve ser tomada o quanto antes para a mãe não ficar angustiada, prejudicando a sua vida pessoal e mesmo profissional.
Entenda essa culpa e se perdoe
Lembre-se que de maneira alguma você está abandonando o pequeno, mas sim saindo para trabalhar e proporcionar um bom futuro para ele. Uma criança envolve muitos gastos, dado que a mãe irá querer dar do bom e do melhor para o pequeno, esses gastos envolvem deliciosas compras na loja Pama Kids, gastos com fraldas, fórmulas, sapatinhos e diversas outras delícias do mundo da maternidade.
Mas todas essas coisas envolvem dinheiro, e é para garantir o melhor para o filho que a mãe está voltando para trabalhar.
Dê valor ao trabalho e seja produtiva
A mãe deve se lembrar que o seu trabalho irá garantir para a criança um bom futuro e que sejam atendidas todas as suas necessidades básicas. Além do mais, a mãe deve se lembrar do quanto lutou por aquele emprego e focar em como retornar ao trabalho sem culpas após a licença maternidade.
Ela deve evitar expor as dificuldades que está enfrentando no ambiente de trabalho, se tiver alguma observação ou alinhamento que deve ser feito, ela deve comunicar a sua gestão imediatamente, para que não haja espaço para conversas sem necessidade.
É importante que essa mãe também efetue da melhor forma às suas atividades e não fique se lamentando, sabendo que está agindo da melhor forma em prol da criança.
Como última dica – fora do trabalho, seja inteiramente da criança!
Isso mesmo, a mãe deve dar o seu melhor no ambiente de trabalho, mas fora dele, deve esquecê-lo e se ocupar de cuidar da sua família recém-formada e do seu bebê, que certamente está com muita saudade de passar muito tempo com a sua mãe.
Dar toda a atenção e amor para a criança no tempo livre certamente é a melhor dica de como retornar ao trabalho sem culpas após a licença maternidade.
Fonte: Lucas FBS
-
Acidente6 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente6 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento2 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial3 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento Adelina Barros de Mendoca
-
Acidente3 dias atrás
Ambulância de Bom Futuro perde controle e capota na zona rural de Ariquemes, RO