Conecte-se conosco











Geral

Rondônia completa 40 anos de criação

Publicado

em

Palácio Getúlio Vargas, antiga sede do governo de Rondônia, localizada em Porto Velho — Foto: Decom/Divulgação

O Estado de Rondônia, o terceiro mais populoso da região Norte, celebra nesta quarta-feira (22) seus 40 anos de criação.
A luta pela criação de Rondônia iniciou através da Lei nº 411 de 1969, que estruturou os territórios federais. Naquela época, muitos políticos despertaram, aos poucos, o anseio pela criação de uma nova unidade federativa.Mesmo com o ‘apelo’ de deputados, o governo federal tinha receio em uma transição para administração própria, pois ao criar um novo estado federativo, o recurso ‘nacional’ teria uma divisão maior.Foi em 22 de dezembro de 1981 que Rondônia foi elevado à categoria de estado.
A criação foi por meio do Projeto de Lei Complementar e aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo. No entanto, a instalação oficial do estado ocorreu apenas em 4 de janeiro de 1982.No ano da criação, o estado era constituído por 13 municípios – Porto Velho (capital), Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Vilhena.
Esses municípios já existiam aqui porque, antes de se tornar estado, Rondônia passou 39 anos como território federal.A ideia do nome ‘Rondônia’ foi proposta pela primeira vez em 1919, por Roquette Pinto, logo depois da obra de Marechal Cândido Rondon, as linhas telegráficas.O estado também homenageia Marechal Cândido Rondon, expedicionário e patrono das comunicações.
Marechal Rondon foi quem acompanhou o grupo que fazia pesquisa topográfica para demarcar estradas e a instalação de postes da linha telegráfica.Já a bandeira que representa Rondônia foi escolhida através de um concurso, em dezembro de 1981. O vencedor foi Sílvio Carvajal Feitosa, que na época tinha 17 anos.

Bandeira de Rondônia foi escolhida através de concurso — Foto: Daiane Mendonça

Bandeira de Rondônia foi escolhida através de concurso — Foto: Daiane Mendonça

A bandeira de Rondônia ficou composta pelas quatro cores da bandeira do Brasil e está dividida horizontalmente em duas metades. Na metade superior predomina o azul, enquanto no centro há uma estrela de cinco pontas branca. As pontas da estrela ultrapassam o limite da parte azul, invadindo a metade inferior da bandeira.A metade inferior da bandeira é divida em três partes, sendo um triângulo verde e outras duas partes de triângulos amarelos.

1ª sede do governo

O Palácio Getúlio Vargas, localizado em Porto Velho, foi a primeira sede do poder executivo de Rondônia.O primeiro governador a ocupar a cadeira do prédio, em 1982, foi o coronel Jorge Teixeira de Oliveira.Depois de se tornar estado, o crescimento de Rondônia não parou e, em 40 anos, foram criados mais 39 municípios.

A capital Porto Velho tem o peso econômico, com quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB), e cerca de 550 mil habitantes, o que equivale a quase 30% da população do estado. Enquanto isso Ji-Paraná, que é a segunda maior cidade, tem 130 mil.Fonte: G1/RO

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana