Conecte-se conosco











ZDestaques

Chuvas na Bahia afetam mais de 430 mil pessoas,16 mil desabrigados e 18 mortos

Publicado

em

Governo do Estado eleva para 72 as cidades em situação de emergência, mais de 50 municípios estão debaixo d’água; nova barragem se rompe e a previsão é de mais chuva nos próximos dias

Mais de 50 cidades da Bahia estão sofrendo com consequências das chuvas

As chuvas que atingem a Bahia já afetaram 430.869 pessoas, informou o governo estadual, na noite deste domingo, 26. De acordo com os dados totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o Estado já tem 16 mil desabrigados devido às enchentes, além de 19.580 desalojados, 18 mortos e 2 desaparecidos. A quantidade de feridos, até o momento, está em 286, mas o número não foi atualizado desde o último boletim por falta de informações.
A situação no território baiano é tão desesperadora que, na tarde deste domingo, o governador Rui Costa (PT) colocou mais 47 municípios em estado de emergência, subindo para 72 as cidades baianas nas quais os efeitos das tempestades resultaram na medida.

“Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande. Vamos seguir trabalhando e cuidando das pessoas”, lamentou Rui Costa, em vídeo postado em sua conta no Twitter, no início da tarde deste domingo.

Até o momento, 58 cidades baianas estão debaixo d’água, segundo balanço parcial divulgado pela Defesa Civil. Por isso, o foco das autoridades está em salvar as pessoas ilhadas. “Nesse momento [o objetivo é] salvar as pessoas com botes, helicópteros.

Tirar as pessoas de cima dos telhados, de cima das casas, de pontos ilhados”, afirmou o governador, que sobrevoou algumas regiões de helicóptero.

Além da preocupação com as pessoas desabrigadas, o governo da Bahia também monitora as situações das barragens estaduais. No último sábado, a prefeitura de Itambé já havia emitido um alerta para o rompimento da barragem de Iguá e solicitado para que todas as pessoas deixassem as margens do rio Verruga.

Já na manhã deste domingo, foi a vez de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, anunciar que uma barragem se rompeu, informando que uma “enxurrada” deve atingir algumas áreas do município. Para piorar, conforme a previsão da MetSul Meteorologia, as fortes chuvas devem continuar atingindo o território baiano nos últimos dias de  2021 – os maiores volumes de água devem ficar concentrados no oeste e no sul do Estado.

Fonte: Jovempan


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana