Tempo
Como se proteger das tempestades de verão durante uma viagem de carro?
Se você comprou ou pretende comprar um seminovo em Florianópolis, precisa aprender como se proteger das tempestades de verão durante uma viagem de carro. Afinal de contas, a época do fim do ano até o final de março costuma ser o período com mais chuvas e pancadas mais intensas, além de ser justamente o período em que é mais provável que estejamos de férias e viajando de automóvel.
No clima do Brasil, é normal que chuvas intensas de verão aconteçam todos os dias, normalmente no fim da tarde. É um evento relativamente refrescante, mas que também pode trazer alguns danos para o seu automóvel se você não souber como se proteger das tempestades de verão durante uma viagem de carro. No entanto, se você quiser aprender, nós podemos ajudá-lo.
Neste artigo, você aprenderá como se proteger das tempestades de verão durante uma viagem de carro e assim poder pegar o seu automóvel para viajar com a família durante as férias de verão sem preocupações. O conteúdo mostrará as dicas mais importantes para garantir maior segurança e para conservar melhor o seu automóvel. Quer ver quais são? Então siga a leitura abaixo!
Como se proteger das tempestades de verão durante uma viagem de carro: 4 dicas
1. Se estiver dentro do carro durante a chuva, permaneça
Diante de uma tempestade de verão, principalmente quando há incidência de relâmpagos, o conselho é permanecer dentro do carro. Ao contrário do que possa parecer, o carro age como isolante da carga elétrica dos raios, graças a um fenômeno chamado Gaiola de Faraday, um experimento que mostra que, diante de uma esfera oca, a energia do raio se dissipa ao redor dela, não infligindo seu interior.
Quando aplicada essa teoria durante uma tempestade, caso um raio atingisse o carro, ele passaria pela parte externa e dissiparia no chão. No entanto, é necessário que não se encoste em nenhuma parte metálica do automóvel quando está chovendo, pois elas podem carregar eletricidade dos raios.
2. Cuidado com o risco de enchente
Enchentes são mais comuns em períodos de chuvas intensas e constantes, já que o fluxo de água aumenta e não há tempo de escoar em tempestades. Estar dentro de um carro durante uma enchente oferece grande risco de afogamento, uma vez que o cinto de segurança pode deixar o motorista e passageiros presos, enquanto a água entra pelas janelas, portas e vãos.
A enchente também pode levar o carro em sua corrente até o rio mais próximo, deixando o motorista sem controle e em perigo.
Para maior segurança de todos, baixe aplicativos meteorológicos ou acompanhe as notícias minuciosamente para tomar conhecimento de quais regiões há maior risco de enchente, e evite essas áreas. Caso se veja no início de uma enchente, saia do automóvel e busque abrigo em pontos altos, como telhados, prédios e pontos de ônibus.
3. Atenção onde você vai estacionar o carro antes da chuva
Chuvas de verão são conhecidas por serem rápidas e avassaladoras. Elas podem vir em um dia ensolarado e virar o tempo rapidamente.
Quando se está viajando, é comum estacionar o carro logo cedo e passar o dia inteiro longe, passeando a pé, por exemplo, o que pode ser muito perigoso, uma vez que a região não é conhecida muito bem, e seu carro pode ser pego desprevenido em uma mudança de clima.
Quando for parar o seu veículo, principalmente por longos períodos, busque conhecer a região e perguntar sobre a segurança do bairro em relação às chuvas e alagamentos. Caso esteja em dúvida, procure um estacionamento de confiança.
4. Lembre-se de que o verão também é composto de sol e calor intenso
Para quem pretende passar horas dentro do carro viajando, é fácil esquecer que também irá se expor ao sol por longos períodos, principalmente se o automóvel tiver ar-condicionado. O calor intenso do verão pode causar insolação e desidratação, além de queimaduras na pele.
Portanto, não se esqueça de tomar os mesmos cuidados que tomaria caso estivesse na praia ou na piscina: passe protetor solar, use boné ou chapéu, óculos escuros para proteger os olhos e, o mais importante, hidrate-se frequentemente. Se possível, compre protetores de janela para reduzir a iluminação direta do sol no carro.
Caso o seu carro pegue chuva, não se preocupe: a água da chuva não deixa marca na lataria do carro, como a da torneira. Isso porque a água da chuva não tem calcário. Portanto, pode deixar o veículo secar naturalmente.
Pronto! Agora você já sabe como se proteger das tempestades de verão durante uma viagem de carro. Ao colocar essas dicas em prática, você evitará ser atingido por um raio e manterá o seu automóvel em bom estado, mesmo durante uma das famosas pancadas de chuva que acontecem no final da tarde. Uma última dica a ter em mente é sempre planejar os seus movimentos de carro com base no horário mais provável de chuvas. Isso evitará que você esteja dentro do carro quando a tempestade chegar.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!
-
Acidente5 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente5 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento7 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Pedro Pereira da Silva
-
Nota de Falecimento1 dia atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial2 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento Adelina Barros de Mendoca