Economia
Fuja da corrida dos ratos: entenda o que é o termo e como mudar sua vida financeira
Pode ser que você nunca tenha ouvido o termo “corrida de ratos antes”, mas podemos citar outras coisas que você já ouviu falar e sabe muito bem o que é.
Como, por exemplo, ter um emprego onde você não é feliz, e só o faz para poder pagar as contas. Você já deve ter ouvido falar também de ter uma carga horária gigantesca, e mesmo assim ter um salário claramente injusto.
Você pode ter ouvido falar ainda de receber um salário que, no máximo, vai te permitir pagar todas as contas e às vezes sobrar alguma coisa para jantar fora. Tudo isso sem conseguir acumular riquezas.
Se essa é a rotina do seu dia a dia, trabalhar em um emprego que você não gosta na maior parte do seu dia, sem ganhar o suficiente para poder acumular algo, você meu amigo, está preso na corrida dos ratos.
Esse termo vem diretamente da ideia de que ratos de laboratórios estão presos em rodas, onde eles correm com toda força que tem e nem tem a ideia de que não vão chegar a lugar algum.
Mas diferente dos ratos, nós somos seres mais desenvolvidos, desenvolvidos o suficiente para ter ciência do lugar na sociedade em que nos encontramos, e tendo essa ciência nós podemos fazer algo para sair dela.
E é justamente sobre isso que vamos falar hoje, ajudando você a perceber onde você está, e que o mundo pode te oferecer mais do que isso se você tiver a coragem para buscar.
Sabemos que não é fácil enxergar isso já que estamos tão presos a nossas rotinas, sempre vivendo no automático e não vendo o tempo passar, e por isso o papo hoje é sobre sair dessa situação incômoda.
A roda
Um dado estatístico que pode ser assustador, porque 90% dos brasileiros estão insatisfeitos em seus respectivos trabalhos. E isso acontece muito pela forma que a nossa sociedade funciona, priorizando a mão de obra cega ao invés do talento individual de cada um
Desde pequeno você é treinado para se tornar um trabalhador padrão, que vai cumprir uma função, receber por isso, pagar contas e recomeçar tudo. Sem acumular riquezas, sem evoluir financeiramente.
A roda basicamente funciona para separar o trabalhador de tudo aquilo que ele mesmo produz para a sociedade, tornando-o dependente do sistema, e ainda assim sempre limitado ao básico da sobrevivência, e às vezes nem isso.
Muitas pessoas não percebem que estão ali, porque muitas vezes a nossa rotina não parece significar nada, é só a vida que vivemos, e pode ser difícil olhar para nossa vida e perceber que algo está errado nesse nível.
Mas felizmente, isso é algo que pode ser mudado.
Quebrando a roda de ratos
Quebrar a roda de ratos é tão possível quanto necessário, e para isso algumas mudanças no comportamento são necessárias. Mudanças que podem parecer radicais, mas que podem ser feitas aos poucos.
Mudando a direção do trabalho
A primeira coisa que você deve fazer é procurar um trabalho em que você se sinta confortável. E não estamos nem falando logo de cara um emprego que você ganhe muito mais, mas sim um emprego onde você trabalhe mais motivado.
Quando você trabalha motivado, você produz mais, produzindo mais o seu dia rende mais, e você pode focar em outras coisas que vão te ajudar a evoluir.
Sabemos que procurar uma recolocação no mercado não é fácil, e por conta disso o recomendado é usar a internet como aliada, fazer cursos, especializações e conseguir ser hábito a mudar o rumo da sua vida como trabalhador.
Guardar dinheiro
Sabemos que vivemos em um país em crise financeira, e exigir que pessoas muito pobres guardem dinheiro é quase covardia, mas se você tem condições de guardar dinheiro, guarde. Se você tem condições de poupar, de investir, invista.
Essa é uma das maneiras de acumular alguma coisa, alguma coisa que pode ser usada no futuro para te trazer ainda mais frutos, e parte da realocação no mercado de trabalho é para que você finalmente tenha capacidade de passar a poupar.
Use seu tempo de forma produtiva
Vive dentro da obra é basicamente gastar todo o seu tempo no trabalho e descansando para voltar ao trabalho. Quando, na verdade, o ideal é que você tenha tempo para estudar e seguir evoluindo, e também para poder relaxar, tanto a mente quanto o corpo.
Trabalho, descanso do corpo, descanso da mente e estudo tem que estar perfeitamente alinhados para que você possa evoluir, mas sem o risco de um desgaste exagerado, o que pode gerar consequências às vezes irreversíveis para sua saúde.
Esses são apenas alguns dos exemplos de como você pode quebrar a roda e sair da corrida dos ratos, mas o processo de sair dessa condição é bem particular, e você tem que encontrar a sua melhor saída.
-
Acidente6 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente6 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento2 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial3 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento Adelina Barros de Mendoca
-
Acidente3 dias atrás
Ambulância de Bom Futuro perde controle e capota na zona rural de Ariquemes, RO