Conecte-se conosco











Economia

O que é indústria 4.0 e como ela impacta a economia

Publicado

em

É inegável que a indústria tem um papel fundamental na economia do nosso país. Para se ter ideia, só no ano de 2019, o setor pagou cerca de 313,1 bilhões de reais em salários e outras remunerações, mostrando a importância que ela tem tanto no nosso desenvolvimento industrial como em fazer com que uma parcela bem grande dos brasileiros esteja empregado.

Felizmente o setor não tem previsão alguma de parar de crescer, e podemos afirmar que todas as áreas da indústria estão sendo impactadas positivamente com os avanços da tecnologia.

Isso porque a tecnologia tem recursos que podem ajudar várias áreas de diferentes formas. A inteligência artificial, robótica avançada, o poder de tornar tudo bem mais automatizado, os softwares complexos e também a internet vêm mudando tudo, vêm revolucionando tudo.

E a palavra revolução talvez seja a mais precisa por aqui. Você pode já ter ouvido falar do que as pessoas chamam hoje de “a nova revolução industrial”, mas claro que esse é apenas um nome divertido, que faz referência à revolução industrial original de 1760. No entanto, o nome mais apropriado para esse momento de revolução tecnológica dentro da indústria é: Indústria 4.0.

E se você está querendo avançar nessa área, seja como um dono da sua própria indústria ou mesmo como um trabalhador que quer sempre almejar cargos mais altos, é necessário que você entenda a história que o seu setor está vivendo agora, e assim você vai poder pensar como será o futuro.

E para ajudá-lo nesse processo, hoje vamos falar sobre a Indústria 4.0, não apenas o que ela é, mas também como ela vem impactando financeiramente na economia do mundo todo.

O surgimento da Indústria 4.0

O ramo de indústrias passou por muitas fases ao longo dos anos. Demorou até que a humanidade pudesse começar a produzir coisas em larga escala, e demorou mais ainda para podermos fazer isso de forma produtiva e também segura.

As condições de trabalho das pessoas que viviam da indústria eram sempre precárias, e ao vermos fotos antigas de diferentes áreas da indústria, veremos o quanto os trabalhadores da época colocavam suas vidas em risco, e isso sem que tivessem total conhecimento do risco que corriam, afinal, não existiam formas de tornar aquilo mais seguro.

Isso deixa claro que aprender a produzir em larga escala foi só um pedaço da revolução necessária para tornar a indústria um colosso da economia, mas, com o passar dos anos, a tecnologia foi mudando.

E hoje, a tecnologia é o que transformou a indústria, fazendo com que ela se torne tão produtiva quanto segura. A vida de um trabalhador não é colocada em risco para que um setor possa produzir mais, e com o conhecimento técnico necessário, ele vai usar a modernidade a seu favor para o bem da produtividade.

A importância da Indústria 4.0 na economia

A conta é simples: mais produtividade, menos acidentes, máquinas mais poderosas. Tudo isso é somado, e o resultado é mais produtividade. Se eles produzem mais, a economia acaba subindo.

A tecnologia implementada trouxe a robótica como um meio de facilitar a parte mecânica da indústria, trouxe a inteligência artificial para permitir uma precisão maior em certos trabalhos, trouxe o índice de proteção IP para tornar produtos eletrônicos mais seguros e duráveis.

Isso tudo junto gera um impacto direto na economia. A partir do momento em que a indústria é mais produtiva, ela acaba aumentando seus lucros, o que permite que ela cresça mais e gere novos empregos, mas isso pode ir ainda além.

Quando uma indústria encontra meios de ser mais proativa, ela passa a ter menos custos para produzir, o que torna seus preços mais acessíveis, e isso ajuda as empresas que consomem produtos das indústrias a também gastarem menos, logo, vendendo melhor. 

No fim, essa produtividade maior que começou na indústria, segue um caminho até chegar diretamente no bolso do trabalhador brasileiro. Isso deixa claro que quando a indústria avança, tudo acaba avançando junto, já que uma mudança positiva ou negativa na área pode causar um efeito dominó, mudando tudo em outras áreas também.

Se a indústria consegue construir um carro gastando menos, esse carro vai ter um valor menor, logo, ele vai ser mais acessível às pessoas, que podendo pagar menos em um veículo vai poder usar o dinheiro que gastaria na compra do carro, em outras aquisições.

Esse é exatamente o caminho que a Indústria 4.0 e todas as suas inovações estão trazendo, e não podemos nem dizer que já chegamos ao topo dessa montanha. Isso porque a tecnologia segue avançando, e ainda veremos muitas novidades que vão tornar a indústria ainda mais produtiva e mais segura para todos os envolvidos – uma nova revolução industrial que ainda não mostrou para o mundo tudo o que ela pode fazer.


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana