Economia
A pandemia tornou as pessoas mais conscientes da sustentabilidade
Além do tempo extra em casa que a pandemia proporcionou para muitos de nós, outro fator influenciou bastante as pessoas que começaram a comprar itens second hand.
Essa pandemia nos fez pensar melhor em nossas escolhas em relação a sustentabilidade do planeta, nos motivando a pensar antes de comprar, no lugar de comprar por impulso.
A mudança de mentalidade em direção a investimentos mais pesquisados também está ligada a restrições financeiras, com 79% dos consumidores planejando cortar seus gastos com vestuário nos próximos 12 meses. Nossa valorização do valor pelo dinheiro também aumentou, com os consumidores escolhendo qualidade em vez de quantidade.
A revenda de moda, principalmente as plataformas de brechó de luxo, oferecem uma maneira de adquirir itens de altíssima qualidade a um preço reduzido, com verificações de garantia de qualidade para garantir que você esteja pagando o valor certo pelo seu item e nem um centavo a mais.
Esse desejo de qualidade e valor se aplica mesmo àqueles de nós que consideraram a pandemia financeiramente favorável, cortando nossos gastos em outras áreas da vida.
Além de investir em peças que tenham valor, a pandemia levou os compradores a olharem para dentro de si mesmos e também de seu consumo. Uma miríade de celebridades promoveu o movimento secondhand, vendendo suas roupas de luxo por um preço acessível, com o objetivo de motivar seus fãs a compraram roupas usadas.
Mais pessoas do que nunca contribuíram para a economia circular durante o isolamento – organizando, revendendo, eliminando resíduos e usando os recursos que já possuem – mesmo que nem todos sejam movidos por motivos de sustentabilidade ou mesmo conscientes do impacto benéfico de suas ações no planeta.
Comprar produtos de melhor qualidade e reutilizados repetidamente no mercado secundário é uma ótima escolha. Comprar um item usado reduz sua pegada de carbono em 82%. Comprar um item usado e depois revendê-lo ainda amplia esse benefício.
Então, a sustentabilidade é simplesmente um efeito colateral da mudança para a economia ou uma das forças motrizes por trás disso?
De acordo com a Forbes, são as gerações mais jovens que realmente impulsionam a demanda por uma abordagem de menor impacto ao vestuário. Os consumidores da geração Z estão se voltando para a revenda para uma experiência de compra ética e mais ecológica, com 37% da geração Z comprando em segunda mão, em comparação com 27% dos millennials e 19% dos baby boomers.
Os compradores estão mais conscientes do que nunca e geralmente gastam mais em um produto de alta qualidade.
Apenas produtos de alta qualidade podem ser comprados, vendidos e re-comprados de novo e de novo. Pouquíssimas bolsas Chanel chegam a um aterro sanitário! E se alguém o fizesse, provavelmente teria visto décadas de uso e desgaste significativo por vários proprietários.
As gerações mais jovens estão fazendo maravilhas para impulsionar a mudança, colocando seu dinheiro no lugar certo, comprando moda de origem sustentável, incentivando outras pessoas a fazê-lo também.
Com itens second han atrapalhando o varejo e decolando, nos próximos anos devemos ver a redução do consumo e da pegada de carbono e a regeneração de matérias-primas – prolongando a vida útil de roupas, bolsas e joias, diminuindo a necessidade de compra e incentivando a prática de reutilizar e/ou revender o que nós ou outros temos.
É seguro dizer que o brechó de luxo é algo que realmente vai mudar o planeta, não só em período de pandemia, mas por todo o futuro!
-
Acidente6 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente6 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento2 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial3 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento Adelina Barros de Mendoca
-
Acidente3 dias atrás
Ambulância de Bom Futuro perde controle e capota na zona rural de Ariquemes, RO