Agronegócio
Tratamento correto de doenças infecciosas é essencial para produtividade na pecuária leiteira
Doenças infecciosas representam os problemas mais preocupantes da pecuária leiteira. A mastite, por exemplo, pode reduzir a produção das vacas em até 40%, além de gerar muitos danos para o bem-estar dos animais e prejuízo para as propriedades. O desafio torna-se ainda mais intenso com a chegada do calor e das chuvas, a partir da primavera, e o tratamento para a diminuição da incidência da mastite requer atenção e cuidados essenciais.
“O leite das vacas afetadas por mastite precisa ser descartado, o que causa sérias perdas financeiras – e até mesmo sustentáveis. E para que haja tratamento adequado, em primeiro lugar, é preciso identificar com precisão o tipo da mastite, que pode ser subclínica, sem sintomas aparentes, ou clínica, categoria que possui três graus distintos”, afirma o médico veterinário Guilherme Moura, gerente de serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal.
De acordo com Moura, doutor em ciência animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o primeiro grau da mastite clínica apresenta apenas algumas alterações no leite. ”Já no segundo grau, é possível perceber as alterações no leite associadas a inflamações nos tetos. No terceiro grau, cuja gravidade vai se intensificando, além dos sinais anteriores, começa-se a notar a prostração do animal”, explica o especialista.
Para o tratamento e a prevenção da mastite, é necessário adotar um manejo correto e a implementação de protocolos sanitários eficazes. Em períodos de chuvas – alerta o especialista – a atenção deve ser redobrada, pois o contato dos bovinos com a terra molhada ou com ambientes úmidos ajuda na infecção das bactérias presentes no solo.
A Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias de veterinária do mundo – possui protocolos específicos para cada grau da doença e desenvolveu um produto para ajudar os produtores de leite no tratamento da mastite de grau 1 e de outras doenças infecciosas comuns em uma propriedade leiteira. Trata-se de Acura®, antimicrobiano definitivo para o tratamento das infecções das vacas em lactação, sem descarte de leite e de dose única.
“Uma única dose contribui decisivamente para o tratamento das vacas, porque a formulação de alta tecnologia do Acura® colabora para a maior uniformidade na liberação do ativo ceftiofur, que é um bactericida de 3ª geração, que promove mais estabilidade no complexo formulado e proporciona recuperação rápida para os animais infectados”, informa o médico veterinário.
Sobre a Vetoquinol
Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br
Viviane Passerini/Texto Comunicação
-
Acidente6 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente6 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento2 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial3 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento Adelina Barros de Mendoca
-
Policial9 horas atrás
Urgente: Acusado de Triplo Homicídio em São Francisco do Guaporé é Preso pela PM