Meio Ambiente
Plástico mata 1 em cada 10 animais marinhos no Brasil
Entre as ameaças aos ecossistemas marinhos e à saúde de nossos oceanos, a poluição por plástico é uma das mais nefastas e preocupantes. A estimativa mundial é de que a cada minuto, um caminhão de lixo plástico seja jogado ao mar.
O Brasil polui o mar com 325 mil toneladas de lixo plástico por ano. O dado é do estudo “Um Oceano Livre de Plásticos”, publicado pela organização Oceana.
Uma vez nos oceanos, itens como sacolas, canudos, pratos, talheres e tampas seguem arrastados pelas correntes marinhas. No trajeto, todo esse lixo pode ser ingerido por mamíferos, aves, peixes e tartarugas. Também pode se enroscar nos corpos dos animais, tirando sua mobilidade e podendo levar à asfixia.
A gerente de campanhas da Oceana Brasil, a engenheira ambiental Lara Iwanicki, alerta: à medida que o plástico continua a inundar os oceanos, a lista de espécies marinhas afetadas aumenta.
Segundo o estudo da Oceana, mais de 800 espécies de mamíferos, aves marinhas, peixes e tartarugas são impactadas pelo emaranhamento de redes de pesca ou pela ingestão de plástico. O documento revela ainda que 90% de espécies de aves marinhas e tartarugas já consumiram plásticos e que 17% das espécies afetadas estão listadas como ameaçadas ou quase ameaçadas de extinção.
Essa macro poluição plástica ainda dá origem a um outro problema. Uma vez no mar, o plástico não se decompõe – ele se degrada em pedaços cada vez menores e dá origem aos microplásticos. Um inimigo nem sempre visível a olho nu, mas que tem sido detectado em organismos das mais variadas espécies marinhas.
No Brasil, levantamentos realizados em algumas localidades das regiões Sul e Sudeste apontam que um em cada 10 animais que apareceram mortos nas praias tiveram a ingestão de plástico como causa do óbito. Entre 2015 e 2019, de 29 mil análises em corpos de golfinhos, baleias, aves e répteis, 3,7 mil tinham algum tipo de detrito não natural no organismo.
Essas análises apontaram a presença de materiais como sacolas de embalagens, tampas de caneta e de garrafas PET, botões e buchas de parafuso, e outros materiais descritos como “plásticos e microplásticos”. Os cientistas também encontraram os polímeros sintéticos que derivam do plástico, a exemplo de fios de nylon, linhas e redes de pesca e esponjas de limpeza.
A maioria dos itens boia na superfície, o que ajuda a compreender o motivo de 83% das mortes associadas ao lixo marinho terem sido de tartarugas. Elas confundem o plástico com alimentos naturais e, por isso, formam o grupo mais afetado, como explica o pesquisador do Laboratório de Informática da Biodiversidade e Geoprocessamento da Universidade do Vale do Itajaí, André Barreto.
Diante desse cenário, o analista de campanhas da Oceana, Iran Magno, defende a revisão do atual modelo de produção do plástico descartável. Para Magno, o Brasil precisa seguir exemplos de países como o Canadá e a Índia, que estabeleceram medidas regulatórias para o material.
Desde setembro deste ano está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 2524/2022, que propõe limitar a produção, a importação, a distribuição, o uso e a comercialização de itens de plástico descartável em território nacional. Só poderão entrar no sistema produtos plásticos aptos ao reuso e à reciclagem.
Fonte: Brasil 61
-
Acidente4 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente4 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Policial6 dias atrás
Tragédia – Triplo homicídio e tentativa registrado em São Francisco do Guaporé/RO
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Pedro Pereira da Silva
-
Policial2 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Culinária7 dias atrás
Como Usar uma Air Fryer Passo a Passo