Connect with us











Gov. Rondônia

Redução de gases de efeito estufa na agropecuária é discutida em mais uma etapa da oficina do ABC+ Rondônia

Published

on

A agricultura é um dos pilares de potência para o progresso do estado, e o governo de Rondônia tem buscado estratégias de promoção à sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais.

O exemplo prático dessa atuação são as tratativas do plano de trabalho do Grupo Gestor Estadual (GGE), do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (ABC+ Rondônia).

O grupo se reuniu em mais uma etapa de ação para novas discussões sobre o tema, com definição de estratégias, ações e metas

O grupo se reuniu em mais uma etapa de ação para novas discussões sobre o tema, na terça-feira (20), no Palácio das Artes, em Porto Velho.

Na oportunidade, os técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com várias entidades da agropecuária, retomaram a discussão teórica do ABC + Rondônia, com definição de estratégias, ações e metas.

O objetivo-geral do Plano de Ação Estadual é contribuir com a participação de Rondônia no esforço para mitigar a contribuição nacional nas emissões de gases de efeito estufa, através de transferência e difusão de tecnologias de baixa emissão de carbono, com aumento da eficiência, resiliência e competitividade dos sistemas produtivos e na bioeconomia, sob o enfoque do desenvolvimento humano com sustentabilidade ambiental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o planejamento estadual de ações é fundamental para a melhoria das práticas na agricultura e pecuária. “O governo do estado garantiu a implantação do programa de desenvolvimento ambiental, melhorando as práticas na agricultura e pecuária, respeitando a natureza e garantindo mais recursos para economia”, salientou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, destacou a importância do plano para a redução das emissões de carbono, enfatizando a relevância da união dos membros do GGE. “O ponto essencial é manter a coesão do grupo para fortalecer o plano de ação.”

O coordenador do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono e Redução de Gases de Efeito Estufa, Antônio Carlos Vieira frisou que, apenas através de um grupo forte e coeso, é possível captar recursos e aplicar, na prática, em todas as ações estabelecidas pelo planejamento. “Trata-se de um programa que envolve toda cadeia produtiva de Rondônia.

O estado já fez uma adesão ao plano nacional e a ideia é que todas as políticas voltadas ao setor primário tenham a visão do ABC + Rondônia, que seria a agricultura de baixo carbono e redução de gases de efeito estufa.

Temos mais uma etapa sendo cumprida, trabalhando na revisão do plano com os parceiros e formação de preços de cada programa do ABC +. O intuito é precificar os programas, para que possamos trazer investidores nacionais e internacionais, para promover de forma sustentável o agronegócio.”

PLANO SETORIAL 

O ABC+ Rondônia trata-se de uma política pública nacional, que envolve oito programas tecnológicos para a agropecuária, executadas por cada estado do país. Em Rondônia, o Plano Estadual é executado pela Seagri, Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de Rondônia (MAPA) e conta com o apoio e suporte da Agência de Cooperação Técnica do governo alemão, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

ABC+ Rondônia é composto de oito programas. Cada item possui sua peculiaridade e as metas traçadas na teoria poderão ser alteradas, conforme o ritmo de adoção das práticas de cada programa por parte dos produtores rurais.

  1. Práticas para Recuperação de Pastagens Degradadas
  2. Sistema de Plantio Direto
  3. Sistemas de Integração (SIN)
  4. Florestas Plantadas (FLP)
  5. Bioinsumos ou Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN)
  6. Sistemas Irrigados (SI)
  7. Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA)
  8. Terminação Intensiva (TI)

MEMBROS

O Grupo Gestor Estadual é formado por integrantes da Seagri (coordenadora do grupo); Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO-MAPA); Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon); Sistema OCB/RO; Centro de Estudos Rio Terra; Instituto Federal de Rondônia (Ifro); Universidade Federal de Rondônia (Unir); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO); Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e instituições financeiras.

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: André Borges, Lucas Alves de Oliveira e Sidnei Gomes
Secom – Governo de Rondônia


Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

+ Acessadas da Semana