Agronegócio
Prazo de inscrições para o ConQueijo 2024 é prorrogado pelo Governo de RO
Foi prorrogado o prazo de inscrições para o 3º Concurso de Queijos de Rondônia (ConQueijo/2024), promovido pelo Governo do Estado, que ocorrerá durante a 5ª RondoLEITE. A iniciativa faz parte das atividades da 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que será realizada de 20 a 25 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
Os interessados têm até o dia 13 de maio para se inscreverem através do site oficial da Rondônia Rural Show (RondoLeite), preenchendo a ficha de inscrição.
Cada agroindústria familiar e estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de leite e derivados, tem a oportunidade de inscrever seus produtos em até duas categorias no concurso, sendo permitido o envio de no máximo um queijo para cada categoria, desde que sejam produzidos exclusivamente com leite de vaca. Serão consideradas diferentes categorias de queijos, tais como mussarela, provolone e coalho.
SOBRE O CONQUEIJO
O concurso, realizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), não possui taxas ou custos adicionais para os participantes. Para garantir a validade da inscrição é imprescindível incluir o requerimento disponível no site, anexado, devidamente preenchido e assinado pelo proprietário, responsável técnico do empreendimento e extensionista rural responsável pela submissão da inscrição. Além disso, é necessário enviar anexos, como o Certificado de Regularização (CR) do empreendimento, cópia dos documentos pessoais do empreendedor, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou declaração de enquadramento, e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o concurso tem como finalidade promover a excelência e o reconhecimento das produções de queijo no Estado. “O evento destaca a relevância dos produtos derivados do leite, valorizando os agricultores locais e impulsionando o crescimento econômico da região”, ressaltou.
Segundo o secretário da Seagri, Luiz Paulo, as perspectivas para esta edição do concurso são ainda mais promissoras. O sucesso obtido nas edições anteriores motiva a equipe a continuar buscando a excelência, com o intuito de obter reconhecimento e conquistas significativas para os produtores de queijo, não apenas em Rondônia, mas em todo o Brasil.
RESULTADO
Uma cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de maio, no palco principal da Rondônia Rural Show. Os vencedores poderão utilizar a marca coletiva do evento para promover seus produtos, respeitando as normas estabelecidas. O concurso é uma oportunidade para os produtores de queijo de Rondônia demonstrarem a qualidade de seus produtos, recebendo reconhecimento pelo trabalho.
A realização do evento conta com a participação da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/MG).
Fonte
Texto: Jean Carla Costa
Fotos: Frank Nery e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
-
Nota de Falecimento7 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Nota de Falecimento1 dia atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento de Daniela da Conceição Silva
-
Nota de Falecimento7 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento3 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial5 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Policial2 dias atrás
Urgente: Acusado de Triplo Homicídio em São Francisco do Guaporé é Preso pela PM
-
Acidente4 dias atrás
Ambulância de Bom Futuro perde controle e capota na zona rural de Ariquemes, RO
-
Policial13 horas atrás
Mulher é assassinada depois de danificar o carro no marido com uma pedra durante discussão em RO