Meio Ambiente
China dá prazo até o fim de 2022 para a extinção de sacolas plásticas
O mundo inteiro acompanhou uma iniciativa do governo da China para enfrentar um problema grave: o acúmulo de lixo. Nas ruas de Pequim, difícil é encontrar alguém que não carregue uma sacolinha de plástico.
É a maior população do mundo – 1,4 bilhão de pessoas – que produz o maior volume de lixo doméstico, mais de 200 milhões de toneladas por ano. Tanto que o maior aterro sanitário do país atingiu em 2019 a capacidade máxima, o que só deveria acontecer daqui a 25 anos.
O governo da China resolveu botar o pé no freio nesse consumo descartável. Sacolas não degradáveis vão ser proibidas nos grandes centros até o fim de 2020 e, em todo o país, até 2022.
Mercados que vendem alimentos frescos ainda vão ter cinco anos para se livrarem das sacolinhas. Lanchonetes e restaurantes vão ter que eliminar gradualmente as embalagens e talheres descartáveis. E os canudinhos de plástico também vão ser banidos até o fim do ano.
O rapaz com uma sacola na mão diz que isso vai afetar o dia-a-dia, mas que as pessoas vão se acostumar, com sacolas biodegradáveis e bolsas de pano. A aposentada concorda, e diz que a poluição dos plásticos já causou danos demais à saúde das pessoas.
A iniciativa da China dá mais peso a uma tendência que acontece em toda a Ásia. Japão, Indonésia, Tailândia e Malásia também estão adotando medidas para reduzir o consumo de plásticos descartáveis e resolveram parar de receber de outros países material que deveria ir para reciclagem, mas que, muitas vezes, acaba mesmo em lixões.
Fonte: G1
-
Acidente5 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente5 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Policial7 dias atrás
Tragédia – Triplo homicídio e tentativa registrado em São Francisco do Guaporé/RO
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Pedro Pereira da Silva
-
Policial2 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento19 horas atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo