Justiça
Coronavírus: Aglomeração de trabalhadores em frigorífico vai parar na Justiça de RO
Denúncia foi feita pelo sindicato da categoria. JBS diz que não comenta decisão judicial em andamento.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos do Estado de Rondônia (Sintra-Intra) flagrou vários trabalhadores aglomerados no frigorífico JBS, em Vilhena (RO), durante a pandemia do novo coronavírus. A aglomeração teria ocorrido na troca de uniforme.
Por causa do risco de contaminação pela Covid-19, o sindicato entrou na Justiça do Trabalho de Rondônia, que constatou a aglomeração de trabalhadores e determinou que a JBS S/A “tome medidas a fim preservar a sua atividade econômica e a saúde dos trabalhadores”.
Atendendo ao pedido do sindicato, a Justiça do Trabalho ainda concedeu uma tutela de urgência e, caso a JBS não adote medidas de prevenção, será multada em R$ 50 mil a cada dia de descumprimento.
Segundo o judiciário trabalhista, a empresa deve criar um local destinado para troca de uniforme dos funcionários, mantendo a distância de um metro entre eles (quando estiverem com máscara), e de dois metros quando não usarem máscaras.
A tutela ainda diz que a empresa deverá providenciar o afastamento dos colaboradores considerados do grupo de risco, como idosos acima de 60 anos e gestantes. Também foi determinado a implantação de rotinas de trabalho remoto, ampliação da frota de ônibus que faz o transporte local dos colaboradores, com a higienização entre as viagens.
A Justiça do Trabalho também determinou a criação de novas rotinas de horários alternados para as pausas e refeições, onde for aplicável além do uso de máscaras e luvas para todos os trabalhadores. A Agência Regional do Trabalho de Vilhena vai fazer a fiscalização durante a pandemia da Covid-19.
Ao G1, a JBS informou que não comenta ações judiciais em andamento e não informou se já ampliou o espaço para os trabalhadores trocarem o uniforme.
“A Companhia [JBS] reitera que vem adotando e cumprindo as melhores práticas para garantir a saúde, o bem-estar e a segurança de todos os seus colaboradores, fornecedores e clientes, de acordo com as recomendações dos principais órgãos de saúde”, diz a empresa em nota.
Fonte: G1/RO
-
Acidente6 dias atrás
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente6 dias atrás
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Nota de Falecimento4 horas atrás
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento de Daniela da Conceição Silva
-
Nota de Falecimento5 dias atrás
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento2 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Valdecir Antônio da Silva Toledo
-
Policial3 dias atrás
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Nota de Falecimento6 dias atrás
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento Adelina Barros de Mendoca