Conecte-se conosco











Geral

Principais alimentos comuns que não se deve dar aos cachorros

Publicado

em

Imagem de Hebi B. por Pixabay

O Brasil tem, hoje, cerca de 54 milhões de cachorros e 48 milhões de casas com pelo menos 1 bichinho de estimação. É muita coisa, não é mesmo? Ainda que a maior parte deles seja alimentada por ração, muitos comem comidas e alimentos do cotidiano, dados por seus donos. No entanto, você sabe quais são os principais alimentos comuns que não se deve dar a cachorros? É vital aprender para evitar causar dano ao seu pet.

O organismo de um cachorro funciona de maneira diferente do organismo de um ser humano, ainda que ambos sejam mamíferos. Existem certos nutrientes ou certos alimentos que um cão não consegue processar no seu estômago e intestino, por exemplo. Portanto, é essencial saber quais são os principais alimentos comuns que não se deve dar aos cachorros e evitá-los a todo custo na hora de alimentar o seu cão.

Quer saber quais são os principais alimentos comuns que não se deve dar aos cachorros? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 principais alimentos comuns que não se deve dar a cachorros

1. Chocolate.

O primeiro alimento que você deve evitar para o seu cachorro é um verdadeiro clássico: o chocolate. Todo mundo já sabe que não se pode dar chocolate ao cão, mas você sabe o porquê disso? O que acontece é que o chocolate tem uma substância chamada teobromina, que é natural do cacau. Essa substância causa intoxicação em animais (não só no seu cão, mas também nele). Por isso, devemos evitar o chocolate.

Além disso, o chocolate tem muita gordura e calorias. Esse excesso de gordura pode causar gastroenterite no cachorro, além de aumentar o seu peso, o que também é prejudicial para a saúde do pet. Portanto, não dê nem um pouquinho de chocolate para o seu cão, ok? Prefira comer você mesmo.

2. Café

Quem não gosta de uma boa xícara de café? Considerando que o Brasil é o maior produtor e consumidor de café do planeta, é seguro dizer que todos nós adoramos. No entanto, o seu cachorro não gosta — e nem deve beber! 

O café atua diretamente em nosso sistema nervoso e o cachorro não lida muito bem com isso. Portanto, não dê café para o seu animal, ainda que seja um hábito comum de você beber na sua casa.

3. Leite

Se você tem gato em casa, provavelmente já deu um pouco de leite para ele ou viu desenhos na TV em que os gatinhos adoram leite. Se for o caso, até não tem muito problema dar leite para um gato mesmo. No entanto, você não deve fazer a mesma coisa com um cachorro, ok? Afinal de contas, assim como o nosso organismo é diferente do de um cão, o de um gato também é — não é porque funciona com um pet, que vai funcionar com outro.

No caso de um cachorro, o leite pode causar episódios de vômito e diarreia, pois não é muito bem processado pelo cão. Pense assim: parece natural que um cachorro vá tomar leite de vaca? Improvável, não é mesmo? Ele pode até morder vegetais ou comer carne bovina na natureza, mas você consegue imaginar ele tomando leite? Muito difícil. É a mesma coisa no dia a dia: se você não vê o cão consumindo aquele alimento na natureza, evite-o ao alimentá-lo.

4. Uva

O cachorro pode comer muitas frutas, como o tomate ou a banana. No entanto, nem todas as frutas estão liberadas para ele. Um exemplo é a uva! A uva é muito tóxica para o cachorro e pode levá-lo à falência renal, dependendo da quantidade ingerida. Isso vale também para a uva-passa, ok?

Portanto, se você quiser dar uma fruta para o seu cão, opte pela banana, que é muito mais amigável. Você pode dá-la sem casca e em rodelas, como se fosse um petisco. Isso será o suficiente para o seu cachorro, especialmente em ocasiões especiais ou para reforçar uma atitude positiva.

5. Cebola

Você já deu carne para o seu cachorro? Se não, saiba que pode dar, tanto cozida, quanto crua (mas, nesse caso, congele-a e descongele-a antes para matar bactérias). No entanto, não tempere a carne com cebola. Isso porque nós, humanos, gostamos dela, mas os cães não.

A cebola tem uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que reduz o transporte de oxigênio para o corpo. Para o cachorro, isso pode significar fraqueza e até mesmo episódios de desmaio durante o dia. Portanto, não coloque cebola na tigela dele!

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais alimentos comuns que não se deve dar aos cachorros. Lembre-se de que, na dúvida, o melhor a fazer é dar a ração mesmo para ele. A ração vem com todos os nutrientes que o cão precisa (e você pode completar com um suplemento para cão, como o apresentado no blog Petvi). Por isso, essa é sempre a melhor opção. 

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto e diga quais alimentos você costuma dar para o seu cachorro!

Por: Lucas FBS


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana