Conecte-se conosco



Entretenimento

5 games com as melhores histórias de todos os tempos

Publicado

em

A discussão de quais os fatores responsáveis pelo prestígio e sucesso dos games geralmente divide opiniões. Para alguns, o que faz um bom jogo são gráficos bem executados: realistas quando precisam ser e bem renderizados mesmo quando não precisam. Para outros, um bom game é composto principalmente por uma boa mecânica de jogo – quanto tempo se leva para aprender a jogar. E, ainda, há aqueles que acham que muito além da mecânica está a jogabilidade (quanto tempo você leva para se tornar um mestre do jogo).

Mas um aspecto muito ignorado pelos críticos, especialistas e “reviewers” profissionais é a história que um jogo trás. Afinal, muito mais do que um “passatempo”, os games sempre foram uma maneira de contar uma história, e não são só os gráficos e os aspectos técnicos que nos fazem fãs dos mesmos.

Quando um “chefão” é muito difícil de derrotar, nos sentimos tão intimidados quanto o protagonista, e quando algum personagem de apoio morre, ao invés de vermos como um inconveniente, por não termos mais acesso ao que ele oferecia, nos sentimos tristes. Para fazer justiça a esse aspecto dos jogos, a lista abaixo é dedicada a todos aqueles gamers que amam uma boa história.

1 – Red Dead Redemption

A sua continuação, ‘Red Dead Redemption 2’ é um jogo extremamente bem quisto pelos fãs da saga, e também tem uma excelente história, mas quando consideramos apenas esse aspecto, o primeiro jogo inegavelmente sai muito à frente. O original conta a história de John Marston, um ex-fora da lei que é coagido pelo governo a caçar os membros de sua gangue.

Com a perspectiva de formar um futuro com sua família, John precisa equilibrar a construção de uma nova vida com a destruição de sua vida antiga, na expectativa de que ao fazer isso o governo cumpra sua palavra e o deixe viver em paz. Essa mistura de uma complicada dinâmica familiar com os esforços do protagonista em direção à redenção fazem de ‘Red Dead Redemption’ um retrato realista da fronteira norte-americana à época do jogo, além de que essa essa história forma a base de tudo que torna o game divertido de se jogar.

2 – Final Fantasy 9

Existem vários jogos da saga de Final Fantasy que poderiam ocupar uma posição nessa lista, mas quando o próprio criador dos jogos nomeia ‘Final Fantasy 9’ como o seu preferido, essa decisão definitivamente fica mais fácil.

Além de ser facilmente um dos melhores jogos da saga, é sem dúvidas o que tem a melhor história. A história começa com um grupo de ladrões planejando sequestrar uma princesa, e termina com esses mesmos ladrões e essa mesma princesa lutando lado a lado contra uma conspiração intergalática com planos de exterminar a raça humana.

Os personagens desse título da saga também fazem o jogo funcionar muito bem, uma vez que Zidane é, de longe, um dos melhores protagonistas de Final Fantasy, além de contar com uma profundidade na personalidade de todos os outros personagens, o que desenha um enredo complexo para um dos melhores jogos da franquia.

3 – Shadow of The Colossus

A era do Playstation 2 é considerada por muitos fãs como a última era de verdadeiras explorações e experimentações por parte de grandes corporações da indústria dos videogames, em que por um maravilhoso (porém breve) momento, projetos arriscados contavam com um enorme orçamento para seu desenvolvimento.

Talvez a maior joia produzida por essa era seja ‘Shadow of The Colossus’, que acompanha a história de Wander, que perde o amor de sua vida, uma garota chamada Mono. Isso faz com que um misterioso espírito o prometa trazê-la de volta, em trocar dele derrotar 16 feras conhecidas como os ‘Colossus’.

O resultado disso é um jogo que conta com alguns dos melhores ‘chefões’ da história dos games, enquanto Wander abandona tudo que ele sabia sobre si mesmo em troca de trazer de volta a pessoa que dava significado à sua vida. ‘Shadow of The Colossus’ é, genuinamente, uma tragédia. Esse é um gênero em que os videogames raramente acertam, mas que aqui é executado de forma belíssima.

4 – The Walking Dead: Telltale Series

Os jogos da Telltale Games não costumam ser os favoritos daqueles que gostam de muita ação nos jogos, ou ao menos não daqueles que gostam de estar sob controle total dessa ação. Afinal, esse tipo de jogo costuma estar muito mais próximo de um “filme extremamente interativo” do que um simples jogo mais focado em sua história.

Entretanto, é impossível falar sobre os games com as melhores histórias e não citar “The Walking Dead” da Telltale Games. Na época, os primeiros jogos da franquia foram muito ajudados em sua divulgação pela popularidade da série de mesmo nome, e ainda se mantém entre as melhores narrativas de jogos de todos os tempos, com uma representação realista de personagens que povoam um mundo que está caindo aos pedaços.

5 – God of War

Quando falamos das melhores narrativas em videogames, é realmente muito difícil de competir com a materialização ambulante da história da mitologia que é ‘God of War’, em particular o ‘reboot’ de 2018.

Essa reimaginação de God of War (2018) foi inicialmente ridicularizada pelo clichê do protagonista forte e destemido guiando uma criança inocente através de um mundo cruel, um recurso narrativo que foi realmente usado e reusado centenas de vezes na época.

Mas talvez fosse justamente isso que a franquia precisasse para sobreviver no mundo atual, já que o arco do personagem acabou sendo um dos mais incríveis de toda a saga. O jogo é ambientado depois da batalha contra o panteão de deuses gregos, do qual Kratos não só saiu vitorioso como conseguiu sobreviver, algo que nem ele esperava. 

Depois do que aparenta ter sido um restante de vida pacato ao lado da família, sua esposa morre, e Kratos determina-se a embarcar numa jornada junto de seu filho Atreus para encontrar o lar de sua esposa, onde pretende espalhar suas cinzas. O problema de Kratos nunca ter sido o mais carismático dos personagens é finalmente explorado nesse jogo, em que o personagem tenta vencer os próprios demônios internos para poder demonstrar o seu amor pelo filho, tudo isso enquanto aquilo que era pra ser uma simples viagem vira uma complexa jornada.

Fonte: Lucas FBS

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana