Connect with us











Pet

Meu gato não está comendo, o que pode ser?

Published

on

Causas podem ser comportamentais ou relacionadas a doenças

Foto de Kelvin Valerio:

Entender o comportamento do seu pet é fundamental para identificar problemas, como a falta de apetite. A troca da ração para gatos pode fazer com que os animais deixem de comer, já que sabor, textura e aroma influenciam na hora da alimentação, pois os felinos são bem exigentes com a comida.

No entanto, diversos outros fatores podem fazer com que gatos não comam, e podem estar relacionados tanto a mudanças de humor quanto outras doenças. Neste artigo vamos te contar os possíveis motivos pelos quais seu gato pode estar evitando comer, e como solucionar o problema buscando ajuda, se necessário.

Problemas de saúde que afetam a fome dos gatos

Quem tem um gato sabe que eles podem ser bastante insistentes na hora de comer, miando, pulando e até mesmo chamando atenção derrubando objetos. Portanto, um gato sem fome pode ser indício de doenças, como infecções, gripe e desconfortos causados por ração de má qualidade.

O primeiro passo é entender o comportamento do animal. Se ele costuma se movimentar bastante, e do nada está mais quieto, procure algum sinal estranho. Ele pode ter machucado a pata, estar com má digestão ou simplesmente mal-humorado.

No caso das gatas, o cio também pode afetar a alimentação, fazendo com que elas consumam uma menor quantidade de ração. Uma dica é oferecer petiscos, sachês de ração úmida e frutas. Se o gato comer, pode ser que ele simplesmente enjoou da ração, caso contrário, é indicado investigar com um veterinário.

Estimulando a fome dos felinos

Se o seu gato não apresenta sinais de doenças, é hora de testar outras alternativas que farão ele ter vontade de comer. Você pode utilizar técnicas simples, e que vão despertar o apetite. Confira algumas delas a seguir.

Sirva a comida em pequenas porções

Como dissemos anteriormente, os gatos costumam ser bastante exigentes quanto ao que comem. Se o seu pet não está consumindo a ração, diminua a quantidade servida em cada refeição. Atente também para a altura do pote, pois os gatos não gostam de quando os bigodes encostam na hora de comer, o que pode ser motivo suficiente para ele nem chegar perto da comida.

Experimente o catnip

Também chamada de erva do gato, o catnip é uma maneira de estimular a fome nos felinos, já que eles ficam mais energéticos e precisarão repor com comida depois. Apenas tome cuidado para não sobrecarregar as energias do animal, caso ele já esteja fadigado por outros motivos, como uma possível doença.

Evite deixar água perto da comida

Gatos não gostam de água perto da comida, por puro instinto. Na natureza, um alimento molhado pode estar contaminado, e se você serve ração ao lado do pote de água, isso pode fazer com que seu animal pare de comer. O ideal é tentar manter água e comida sempre frescas, pois se você não gosta de salgadinho murcho, seu gato muito menos da ração de três dias atrás.

Ofereça sachês

Se o gato não está comendo a ração normal, que tal oferecer sachês e outros petiscos saborosos para ele? Dificilmente um animal vai recusar esse tipo de agrado, e caso isso aconteça, é recomendado procurar auxílio de um veterinário, para investigar sintomas relacionados a problemas no estômago, por exemplo.

Mude o local do comedouro

Gatos ficam bem atentos na hora de se alimentar, e por isso, manter potes de ração em corredores ou ambientes muito movimentados pode espantar os felinos. Faça o teste de colocar o comedouro e o bebedouro em locais mais tranquilos, observando se ele volta a comer.

Por: Lucas FBS


Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

+ Acessadas da Semana