Conecte-se conosco











Economia

Gás de cozinha vai aumentar novamente; valor deixa brasileiros ASSUSTADOS

Publicado

em

Um levantamento feito pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) aponta para aumento do gás de cozinha em 2023 – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Um levantamento feito pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural) apontou que o produto pode subir em alguns estados brasileiros.

Durante 2022, os brasileiros se depararam com a alta no preço de diversos produtos como serviços, itens de alimentação, vestuários, entre outros. Provavelmente um dos setores que mais impactaram no bolso da população foi o de combustível e gás. A gasolina, por exemplo, teve um aumento constante durante os primeiros semestres. Mas, foi o gás de cozinha que preocupou a maioria das pessoas.

A situação é tão grave que 14 milhões de brasileiros passaram a cozinhar com lenha ou carvão, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, as famílias ficam preocupadas com um possível aumento do gás de cozinha em 2023. A notícia para esse público não é boa, uma vez que o item pode sofrer com uma nova alta ano que vem.

Para saber qual é o novo valor do gás de cozinha continue lendo esta matéria.

Entenda como é calculado o preço do gás de cozinha

Antes de mais nada é necessário entender como é calculado o preço do gás de cozinha. Como já dito antes, vários itens sofreram com uma alta nos preços em 2022. No Brasil, quem vende o gás para as distribuidoras é a Petrobras. Por se tratar de uma estatal, o maior acionista da empresa é a União. Portanto, quem toma as decisões sobre a empresa é o Governo Federal.

Nos últimos meses, a Petrobras virou notícia ao anunciar a redução do preço da gasolina nas refinarias. A estatal seguiu a mesma política com o gás de cozinha. Segundo um anúncio feito pela companhia recentemente, o insumo terá uma redução de cerca de 5,3% nas refinarias. Mesmo assim, a estimativa é de que o consumidor final não veja uma diferença tão significativa na hora de comprar o produto. Em alguns casos, ele pode até pagar mais caro pelo botijão.

Isso ocorre, basicamente, por conta de dois fatores: o primeiro está relacionado às distribuidoras. Cada empresa tem sua forma de calcular a revenda do gás de cozinha. Assim como outros produtos, o gás de cozinha também pode aumentar em 2023. Dessa forma, as distribuidoras conseguem manter seus lucros.

Por fim, o outro ponto são os tributos. Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural) cada estado tem seus próprios tributos. Portanto, o valor do gás de cozinha varia conforme o local que ele é comprado. A entidade calculou que um botijão de 13 Kg está saindo, em média, por R$ 109,00. Mas, o preço muda para cada estado.

Produto sofre com primeira redução desde novembro de 2021

Embora o gás de cozinha continue caro em 2023, ele sofreu com uma redução desde novembro de 2021. O levantamento da ANP concluiu que o consumidor final poderá contar com uma redução de 0,3% no valor final do produto. Pode não ser muito, mas indica que futuramente, ele pode ficar ainda mais barato em 2023.

Fonte: Pronatec

 


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana