Conecte-se conosco











Tempo

Alerta de temporais segue nesta quinta e sexta em Rondônia

Segundo Censipam, as chuvas que atingem as cidades de Rondônia durante o mês de março estão acima da média.

Publicado

em

Foto: Rudinei Sbalchiero

Em todo o estado estão previstas pancadas de chuva e trovoadas. Com isso, o risco para transtornos como cheias de rios, alagamentos nas estradas e inundações é iminente.

Segundo o meteorologista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Luiz Alves, as chuvas que atingem as cidades de Rondônia durante o mês de março estão acima da média.

“As chuvas já estão acima do normal, isso porque a gente tem a influência do fenômeno La Niña, que está atuando no Oceano Pacífico e ele tem como principal consequência, aumentar a intensidade das chuvas e a quantidade em toda região amazônica”, explicou.

Estragos registrados nesta semana

Prefeitura e Defesa Civil preparam relatório de danos após fortes chuvas em Alta Floresta

Alta Floresta do Oeste é uma das cidades mais afetadas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas que têm atingido o estado. Na tarde da última terça-feira (21), mais de 50 famílias precisaram ser socorridas e retiradas das suas residências por causa do nível da água que subiu rapidamente.

Já entre os municípios de Buritis (RO) e Nova Mamoré (RO), duas caminhonetes ficaram parcialmente encobertas pela enchente do rio Azul. Vídeos divulgados na quarta-feira (22) mostram os veículos presos dentro da água. A rodovia ficou totalmente encoberta e motoristas de duas caminhonetes, ao tentarem passar pela água, ficaram presos na correnteza. Confira abaixo:

Além de pontes e estradas destruídas, em Nova Brasilândia D’Oeste (RO), produtores rurais contaram que chegaram a perder gado na enchente. Um produtor contou que uma parte do gado ficou ilhado dentro da própria propriedade, em um terreno mais alto, e quando alguns bezerros tentaram sair do local, acabaram se afogando.

Segundo a prefeitura do município, mais de mil propriedades rurais estão completamente ilhadas. Os moradores também reclamam da dificuldade para chegar na cidade. Muitas crianças estão sem conseguir estudar pois não conseguem chegar nas escolas, além do prejuízo no escoamento de laticínios e de café.

No sul do estado, a cheia do rio Pimenta, no distrito de Boa Esperança, em Chupinguaia (RO), impediu que alunos da zona rural fossem à escola. Isso porque as águas do rio atingiram a cabeceira da ponte após fortes chuvas na região.

Pais pedem revitalização de ponte em Chupinguaia por conta de estrutura precária

Em Ji-Paraná (RO), a Defesa Civil já emitiu alerta para uma nova enchente na cidade. Isso porque o rio Machado, o maior da região, passou dos 10 metros.

Cerca de 2 mil imóveis estão localizados perto das áreas de alagamento, sendo que pelo menos 600 famílias podem ser atingidas diretamente.

Fonte: G1/RO


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

+ Acessadas da Semana