Educação
Governo de RO avança na educação profissional com a entrega de mais duas escolas móveis
Com o objetivo de manter os avanços registrados nos últimos anos no ensino profissionalizante, o Governo de Rondônia intensifica os investimentos no modelo de aprendizagem que utiliza unidades móveis, montadas em semirreboques (carretas), para levar qualificação profissional a todo o Estado.
Com a aquisição de mais duas unidades, o Governo visa o fortalecimento das ações desenvolvidas pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). Tratam-se de “escolas completas”, equipadas com tecnologia de ponta, que irão oportunizar à população o acesso à educação profissional em diferentes localidades.
A solenidade de entrega das duas carretas voltadas para os cursos de Mecânica de Motocicletas e Informática aconteceu nesta quinta-feira (29), na sede da instituição de ensino profissionalizante.
As ações do Governo de Rondônia vão ao encontro do fortalecimento do desempenho profissional da população, por meio de cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente a toda comunidade. As duas novas unidades irão somar com as quatro já existentes no Idep, adquiridas em 2021, em que são ministrados cursos de Panificação e Confeitaria; Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura.
Os avanços também são destacados com a Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, onde funciona também, o setor administrativo da Instituição.
INVESTIMENTOS
Tais investimentos vão agilizar ainda mais, a descentralização da educação profissional, cuja democratização no cenário rondoniense é constatada pelos números. Em 2023, foram realizadas 30.754 matrículas nas unidades executoras do Idep, registrando um percentual de 45% a mais do que o ano letivo de 2022.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o fortalecimento e a expansão do ensino profissionalizante acelera o cumprimento de uma das metas do Planejamento Estratégico da gestão, que prioriza a capacitação profissional como uma política pública, ou seja, um benefício acessível para todos os cidadãos que almejam crescer profissionalmente, ocupando uma vaga de emprego em empresas já estabelecidas ou abrindo o próprio negócio.
“Hoje, Rondônia é o estado com menor índice de desemprego e queremos manter esse ritmo de crescimento, garantindo a geração de emprego e renda”, salientou, ressaltando que, a qualificação da mão de obra é fundamental para assegurar o progresso econômico e o desenvolvimento social.
Em seu discurso, o vice-governador, Sérgio Gonçalves sugeriu uma parceria do Idep com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da qual é titular, para a realização de palestras com o objetivo de levar informações aos alunos sobre ações voltadas ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. “As ações desenvolvidas com o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe), o Programa Geração Emprego, e a Feira do Empreendedor, podem contribuir para o fortalecimento das ações do Idep aos alunos”, ressaltou.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira acatou a sugestão, e destacou a importância do trabalho em conjunto que vem sendo realizado entre todas as pastas do Governo de Rondônia. “Todos esses investimentos que estão sendo feitos na educação profissional são resultado do trabalho de uma equipe, que junto ao governador Marcos Rocha, acredita que o caminho do desenvolvimento econômico e social é a educação”, pontuou.
ALEMANHA
Tendo como foco a democratização da educação profissional, o Idep, além de cursos presenciais nos polos de Porto Velho e nas salas descentralizadas no interior do Estado, oferta cursos remotos para os 52 municípios rondonienses, consolidando, portanto, a interiorização das suas ações. São ofertados cursos de iniciação e formação profissional (de curta e média duração).
Por causa do êxito do Governo de Rondônia na descentralização de capacitação profissional, por meio das escolas móveis, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira foi convidada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec) para apresentar em setembro de 2023, na Alemanha, a experiência exitosa vivenciada com essa inovação.
Segundo a presidente, “a importância das escolas móveis não está apenas na condução do saber, mas também pela sua tecnologia avançada e por amplificar os seus resultados, sendo, portanto, uma motivação para novos alunos”, evidenciou, frisando que, quem frequenta as aulas nas escolas móveis inspiram outros membros da comunidade visitada a buscarem também, a educação profissional, que faz de Rondônia um caso de sucesso no setor educacional.
Fonte
Texto: João Albuquerque e Paulo Ricardo
Fotos: João Albuquerque
Secom – Governo de Rondônia
-
Acidente4 dias ago
Urgente: Acidente com vítima fatal na Linha P50 próximo à Arena Country em Alta Floresta
-
Nota de Falecimento3 dias ago
A Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Enzo Gabriel Silva dos Santos
-
Acidente4 dias ago
Atualizado: Acidente com vítima Fatal é registrado na Linha P-50 em Alta Floresta D’Oeste
-
Policial6 dias ago
Tragédia – Triplo homicídio e tentativa registrado em São Francisco do Guaporé/RO
-
Nota de Falecimento3 dias ago
Funerária Alta Floresta comunica o falecimento do senhor Adenilson Batista
-
Nota de Falecimento5 dias ago
A Funerária Bom Pastor comunica o falecimento de Pedro Pereira da Silva
-
Policial1 dia ago
Casa é destruída por incêndio no Bairro Princesa Izabel em Alta Floresta (RO)
-
Culinária6 dias ago
Como Usar uma Air Fryer Passo a Passo